Código: P08
Área Técnica: Catarata
CATARATA ASSOCIADA AO TRAUMA OCULAR ABERTO NA FUNDAÇAO ALTINO VENTURA
Descrever o perfil sociodemográfico e características clínicas dos pacientes com catarata ou rotura do saco capsular secundárias a trauma ocular aberto submetidos à cirurgia na Fundação Altino Ventura, Recife – PE
Estudo retrospectivo incluindo pacientes atendidos no setor da emergência da Fundação Altino Ventura no período de 01 de janeiro a 30 de junho 2013 e submetidos a procedimentos cirúrgicos. Foram avaliados características clínicas, sociodemográficas, procedimentos terapêuticos e evolução.
Das 97 vítimas de trauma ocular aberto, 39 apresentaram catarata traumática ou rotura do saco capsular. A média de idade dos pacientes foi de 30,3 anos, com maior ocorrência do gênero masculino (86,8%) e o olho mais acometido foi o direito (56,4%). A maioria dos traumas foi por laceração (87,2%) e o agente mais frequente foi a madeira (33,3%). O tempo médio que decorreu para o primeiro atendimento foi de 2,2 dias.
O trauma penetrante por laceração foi o tipo mais frequente entre os traumas oculares abertos. Os pacientes mais acometidos foram adultos jovens do gênero masculino.