Código: P83
Área Técnica: Retina
AFLIBERCEPT ASSOCIADO A HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR (LWMH) INTRAVITREA: MENSURAÇAO DE EFEITO INIBITORIO SOBRE A PROLIFERAÇAO VITREO RETINIANA (PVR) EM OLHOS DE COELHOS. ESTUDO PILOTO .
Avaliar o uso do Aflibercept associado a LWMH na prevenção de PVR pós Descolamento de Retina.
Estudo de 8 olhos de Coelhos Albinos utilizando Modelo de Descolamento Retiniano Regmatogênico (DRR). 4 olhos formam o grupo controle (olho não tratado com qualquer medicação intraocular) e outros 4 olhos, o grupo tratado (olho injetado com a medicação em pesquisa, imediatamente apos DRR). Após período de três semanas de pós operatório e verificação de desenvolvimento de PVR, foi realizado eutanásia e leitura de resultados: Estudo Anatômico ”In Vivo” (pré eutanásia) segundo Classificação Rabbit/PVR de Hida, Agraval & cols (oftalmoscopia indireta). Estudo Histológico: dois tipo de Biomarker de atuação em superfície interna e externa da Retina (Sigma – Alrich Biomarker For Collagen at Rabbit Eyes Proteoglycans and Collagen tipo III e I). Pesquisa com coloração para Retina de Hematoxilina-Eosina, Picrosirius-Red e Tricomio Masson. Estudo bioquimico será efetuado com Assay de Cell Contraction e Survival revelando viabiidade de celulas vitreas.
Estudo de oftalmoscopia binocular indireta revelou maior incidência de PVR nos 4 olhos do grupo controle (classificação 6-7) em relação quanto ao grupo tratado (classificação 3,4). O Estudo Histológico revelou a mesma tendência com os biomarcadores Sigma-Alderich de maior com maior depósito de colágeno nos olhos controle. Índices baseados em característica de imagens de microscopia óptica. Estudo de bioquímica de vítreo fresco com Cell Contraction Assay e Cell Survival Assay revelou contagem de células pigmentadas viáveis em maior número no grupo controle (98 cels/mm) do que nos grupos tratados (32 cels/mm2).
Estudo inédito. Pesquisa de Heparina de alto peso molecular e agentes anti-VEGF não mostraram expressão num estudo de mesmo molde . O estudo bioquímico, histolgico e anatômico revelou que o efeito de Aflibercept e LWMH podem reduzir a ação de células pigmentadas e PVR. Agentes futuros com maior ação anti-PDGF poderão caracterizar-se como ainda mais proeminen